Discuss Scratch

AdrielCrafter
Scratcher
500+ posts

Ajuda Intermediária: Fazer um jogo de clicar

Não é aqueles jogos que você pensa. É diferente, em vez do personagem ficar parado, ele vai ficar andando, e quando você clicar nele, o projeto para.

Hoje, ensinarei pra você como faremos!

Como todos os projetos, você deve adicionar o bloco de bandeira verde. Isso é essencial. Vamos começar com um bloco de sempre e um de deslizar para um lugar aleatório

quando @greenFlag for clicada :: hat events
sempre {
deslize por (1) segs. até [posição aleatória v] :: stack motion
} @loopArrow :: cap control

Como o código já está aí, quando a bandeira verde for clicada, o ator irá se deslocar para um lugar qualquer para sempre. Agora, vamos deixar isso mais difícil. Mude aquele 1 para 0.50. Vai ficar assim:

quando @greenFlag for clicada :: hat events
sempre {
deslize por (0.50) segs. até [posição aleatória v] :: stack motion
} @loopArrow :: cap control

Pronto, agora, vamos fazer algo divertido, para deixar um pouco mais difícil ainda. Adicione um bloco de “mudar tamanho” para 100%:

quando @greenFlag for clicada :: hat events
mude tamanho para (100)% :: stack looks
sempre {
deslize por (0.50) segs. até [posição aleatória v] :: stack motion
} @loopArrow :: cap control

O script de movimentação está pronto. Vamos fazer o script do clique. No mesmo sprite, adicione um bloco “quando este ator for clicado”, com esse código:

quando este ator for clicado :: hat events
toque o som [pop v] :: stack sound
adicione (10) ao tamanho :: stack looks

Escolha um som de sua preferência. Quando esse som for tocado, o ator foi clicado. Agora, faça um script separado, depois anexe ele ao script do clique:

se <(tamanho :: looks) = (200) :: operators> então {
pare [outros scripts no ator v] :: stack control
toque o som [Connect v] até o fim :: stack sound
pare [todos v] :: cap control
} :: control

Escolha um som de vitória de sua preferência. Anexe este código ao do clique, vai ficar assim:

quando este ator for clicado :: hat events
toque o som [pop v] :: stack sound
adicione (10) ao tamanho :: stack looks
se <(tamanho :: looks) = (200) :: operators> então {
pare [outros scripts no ator v] :: stack control
toque o som [Connect v] até o fim :: stack sound
pare [todos v] :: cap control
} :: control

Seu jogo está pronto! Espero que este tutorial tenha ajudado!

Qualquer dúvida, só perguntar!

Tchau!

Olá!
Sou o AdrielCrafter, Desenvolvedor de Add-Ons para o simulador OpenBVE, e Scratcher (as vezes)
Selecione qualquer palavra na assinatura e pressione Shift + Seta para Baixo e veja a assinatura completa.

Os fóruns em Português é como uma grande wiki, com uma variedade de tópicos feitos por usuários, para lhe ajudar com o Scratch!
Dá uma olhada!

Algumas coisas sobre o fórum:
Sobre o Scratch
Fupicat
Scratcher
1000+ posts

Ajuda Intermediária: Fazer um jogo de clicar

Gostei! Você ensinou uma prática importante, que é a de checar o tamanho do ator apenas quando ele muda. Normalmente um iniciante checaria o tamanho do ator dentro de um bloco “sempre”, o que faria o projeto ficar mais lento e possivelmente perder o momento exato em que o ator chega a 200 de tamanho caso ocorra lag no jogo.



Powered by DjangoBB