Discuss Scratch
- Discussion Forums
- » Português
- » como usar a caneta
- Barba_PretaOriginal
-
Scratcher
62 posts
como usar a caneta
olá *.
cada vez mais eu vejo projetos usando um sistema chamado “caneta”, e eu gostaria de saber para o que ele serve, e como usalo, pq eu o vejo MTO MESMO e nem sei doque se trata
cada vez mais eu vejo projetos usando um sistema chamado “caneta”, e eu gostaria de saber para o que ele serve, e como usalo, pq eu o vejo MTO MESMO e nem sei doque se trata

- Fupicat
-
Scratcher
1000+ posts
como usar a caneta
Serve pra desenhar no palco. Como se fosse um jeito de renderizar seus próprios gráficos. Cada ator pode ser uma caneta e desenhar um rastro. Vou dar um exemplo. Crie um projeto novo, crie um ator vazio e coloque esse código:
Agora aperte a bandeira e desenhe com o mouse em qualquer lugar do seu projeto. Você criou um programinha de pintar! É assim que funciona a caneta. Que nem na vida real, você “usa” a caneta (põe no papel: começa a desenhar) e “levanta” a caneta (tira do papel: para de desenhar). E quando você clica na bandeira, você “apaga tudo” (literalmente tira todos os rastros de caneta do projeto). Os outros blocos são bem auto-explicativos: você pode trocar o tamanho, cor da caneta, etc.
Além de só desenhar uma linha, você também pode carimbar atores. Delete esse ator da caneta, crie um novo, e dessa vez desenhe uma fantasia qualquer. Então, faça esses scripts:
Agora eu recomendo você ir em tela cheia para não arrastar o ator: tente desenhar na tela. Você vai ver que agora a fantasia que você desenhou é desenhada no cenário, como se fosse um brush diferente no seu programa de pintar! Tente apertar espaço e depois desenhar: a partir do momento que você gira e altera a aparência do seu ator, as novas cópias desenhadas no cenário ficarão assim também!
A caneta é uma ferramenta muito poderosa, mas ela tem algumas regras:
É isso! Qualquer dúvida que você tiver sobre como algum projeto em específico é feito, lembre-se que você sempre pode ver o interior. Às vezes a melhor maneira de aprender é mexericando no código dos outros, mudando coisas e vendo quais bugs você consegue fazer kk!
quando @greenFlag for clicado :: events hat
apague tudo :: pen
sempre {
se <mouse pressionado? :: sensing> então {
vá para [ponteiro do mouse v] :: motion
use a caneta :: pen
} senão {
levante a caneta :: pen
} :: control
} @loopArrow :: control cap
Agora aperte a bandeira e desenhe com o mouse em qualquer lugar do seu projeto. Você criou um programinha de pintar! É assim que funciona a caneta. Que nem na vida real, você “usa” a caneta (põe no papel: começa a desenhar) e “levanta” a caneta (tira do papel: para de desenhar). E quando você clica na bandeira, você “apaga tudo” (literalmente tira todos os rastros de caneta do projeto). Os outros blocos são bem auto-explicativos: você pode trocar o tamanho, cor da caneta, etc.
Além de só desenhar uma linha, você também pode carimbar atores. Delete esse ator da caneta, crie um novo, e dessa vez desenhe uma fantasia qualquer. Então, faça esses scripts:
quando @greenFlag for clicado :: events hat
apague tudo :: pen
apague os efeitos gráficos :: looks
sempre {
se <mouse pressionado? :: sensing> então {
carimbe :: pen
} :: control
} @loopArrow :: control cap
quando a tecla [barra de espaço v] for pressionada :: hat events
gire @turnRight (15) graus :: motion
mude (25) ao efeito [pixelado v] :: looks
Agora eu recomendo você ir em tela cheia para não arrastar o ator: tente desenhar na tela. Você vai ver que agora a fantasia que você desenhou é desenhada no cenário, como se fosse um brush diferente no seu programa de pintar! Tente apertar espaço e depois desenhar: a partir do momento que você gira e altera a aparência do seu ator, as novas cópias desenhadas no cenário ficarão assim também!
A caneta é uma ferramenta muito poderosa, mas ela tem algumas regras:
- Cada ator e clone tem uma caneta.
- A caneta sempre segue o centro de rotação do ator. Ou seja, a caneta vai desenhar no mesmo lugar onde o seu ator estiver.
- A caneta só pode desenhar no plano de fundo, ela não consegue desenhar em cima de outros atores.
- Não existe borracha. Se você errar, você tem que desenhar por cima com a mesma cor do cenário, ou apagar tudo.
É isso! Qualquer dúvida que você tiver sobre como algum projeto em específico é feito, lembre-se que você sempre pode ver o interior. Às vezes a melhor maneira de aprender é mexericando no código dos outros, mudando coisas e vendo quais bugs você consegue fazer kk!
- Barba_PretaOriginal
-
Scratcher
62 posts
como usar a caneta
Obrigado mais uma vez Fupicat, bom saber que posso contar com outras pessoas quando estou com problemas
- alexandre100989
-
Scratcher
1 post
como usar a caneta
Serve pra desenhar no palco. Como se fosse um jeito de renderizar seus próprios gráficos. Cada ator pode ser uma caneta e desenhar um rastro. Vou dar um exemplo. Crie um projeto novo, crie um ator vazio e coloque esse código:quando @greenFlag for clicado :: events hat
apague tudo :: pen
sempre {
se <mouse pressionado? :: sensing> então {
vá para [ponteiro do mouse v] :: motion
use a caneta :: pen
} senão {
levante a caneta :: pen
} :: control
} @loopArrow :: control cap
Agora aperte a bandeira e desenhe com o mouse em qualquer lugar do seu projeto. Você criou um programinha de pintar! É assim que funciona a caneta. Que nem na vida real, você “usa” a caneta (põe no papel: começa a desenhar) e “levanta” a caneta (tira do papel: para de desenhar). E quando você clica na bandeira, você “apaga tudo” (literalmente tira todos os rastros de caneta do projeto). Os outros blocos são bem auto-explicativos: você pode trocar o tamanho, cor da caneta, etc.
Além de só desenhar uma linha, você também pode carimbar atores. Delete esse ator da caneta, crie um novo, e dessa vez desenhe uma fantasia qualquer. Então, faça esses scripts:quando @greenFlag for clicado :: events hat
apague tudo :: pen
apague os efeitos gráficos :: looks
sempre {
se <mouse pressionado? :: sensing> então {
carimbe :: pen
} :: control
} @loopArrow :: control cap
quando a tecla [barra de espaço v] for pressionada :: hat events
gire @turnRight (15) graus :: motion
mude (25) ao efeito [pixelado v] :: looks
Agora eu recomendo você ir em tela cheia para não arrastar o ator: tente desenhar na tela. Você vai ver que agora a fantasia que você desenhou é desenhada no cenário, como se fosse um brush diferente no seu programa de pintar! Tente apertar espaço e depois desenhar: a partir do momento que você gira e altera a aparência do seu ator, as novas cópias desenhadas no cenário ficarão assim também!
A caneta é uma ferramenta muito poderosa, mas ela tem algumas regras:
- Cada ator e clone tem uma caneta.
- A caneta sempre segue o centro de rotação do ator. Ou seja, a caneta vai desenhar no mesmo lugar onde o seu ator estiver.
- A caneta só pode desenhar no plano de fundo, ela não consegue desenhar em cima de outros atores.
- Não existe borracha. Se você errar, você tem que desenhar por cima com a mesma cor do cenário, ou apagar tudo.
É isso! Qualquer dúvida que você tiver sobre como algum projeto em específico é feito, lembre-se que você sempre pode ver o interior. Às vezes a melhor maneira de aprender é mexericando no código dos outros, mudando coisas e vendo quais bugs você consegue fazer kk!
ta mas como se faz para prencher algo com a caneta tem como ?
- Fupicat
-
Scratcher
1000+ posts
como usar a caneta
ta mas como se faz para prencher algo com a caneta tem como ?Nope. Se você quiser fazer isso você tem que criar o seu próprio algoritmo que passa pela tela inteira e procura os espaços vazios pra passar por cima, mas eu não sei fazer isso.
- ianrafanjo
-
Scratcher
1 post
como usar a caneta
pen doesn't work what do I do
Last edited by ianrafanjo (Feb. 24, 2024 16:24:23)
- henrick9
-
Scratcher
1000+ posts
como usar a caneta
E ainda por cima o necropost foi feito por um gringo
- Discussion Forums
- » Português
-
» como usar a caneta