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erighi
Scratcher
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Procurado: beta-tester

Olá a todos.

Estou criando um game, que na verdade é um remake do meu primeiro game, e o projeto está maduro o suficiente para entrar em beta teste. Procuro jogadores que queiram testar o game e apontar bugs que detectarem. Qualquer comportamento que você achar que não é normal pode reportar como um bug. Também podem relatar aquilo que acharem que se parece com um glitch.

Um exemplo de bug é tentar olhar o líquido vermelho sob a geladeira tão logo se entra na cozinha ou então quando se executa a ação com a geladeira aberta.

Veja o game antes de decidir se vale a pena seguir lendo:
https://scratch.mit.edu/projects/178372126/

Aqui estão algumas capturas de tela:


Se você for uma alma boa e aceitar ajudar, lembre-se de uma coisa: o jogo não está pronto! Faltam algumas partes, em breve farei o upload com elas. Mas o que está lá é para ser definitivo (menos a conversa por telefone que vai mudar já na próxima versão) ou quase definitivo, por isso peço ajuda para corrigir o que estiver errado ou com problema.
O que precisa ser feito agora nesse momento é:

Caça aos bugs: mesmo conhecendo alguns bugs atuais, tenho certeza que não conheço todos. Gostaria de saber quais os bugs que vocês vão encontrar ao jogar do seu jeito (como criei o game eu tenho tendência de executar as ações da forma que foram planejadas ou próximo disso).

- Erros de escrita: se ao jogar você perceber erros de gramática ou ortografia, assim como expressões que você achar que não ficaram boas, por favor reporte-as, se quiser é claro, para que eu possa corrigir.

- Dê suas sugestões: Só não pretendo mudar o jogo adicionando mais conteúdo, tenha isso em mente. Já passei muito tempo em cima do projeto! Quero acabar logo!

Também são bem vindas sugestões do tipo “você fez isso desse jeito mas poderia ser assim”. Desde que não seja necessário muita mudança, é claro.

Não repare no código, ele está bem sujo e precisa de limpeza e otimização. Isso será a última etapa, Por enquanto gostaria de focar no gameplay e no texto.

Salvar e carregar da nuvem não está pronto, portanto não funciona. Vou terminar quando tiver certeza que não vou adicionar mais nenhuma variável que precise ser salva para restaurar um game com sucesso.

Sei que não é muito, mas vou incluir os nomes ou nicknames (como preferirem) de quem ajudar nos créditos finais. Também estou disponível para ajudar outros em seus projetos, é só pedir.

Quando aos comentários decorrentes de bugs ou erros encontrados, eu gostaria de tentar manter aqui nesse tópico e não nos comentários do projeto. Mas não é obrigado, se achar mais prático comente direto no projeto.

Obrigado pelo seu tempo e atenção.

PS: Aconselho a não remixar o projeto ainda, pelo menos até eu otimizar o código e eliminar todos os bugs. Não acho uma boa idéia remixar um projeto bugado, não concorda?. Obrigado de novo.
PS2: depois que terminar o game, vou criar uma versão limpa dos mecanismos da pausa e do menu da pausa, somente eles, para que eles possam ser incluídos em qualquer outro game sem muito esforço. Será possível escolher outro skin ou então criar um menu no seu estilo ou que combine com seu game.

Last edited by erighi (Nov. 29, 2017 11:15:49)


Ron Steigler: Mr. Gardner, uh, my editors and I have been wondering if you would consider writing a book for us, something about your um, political philosophy, what do you say?
Chance the Gardener: I can't write.
Ron Steigler: Heh, heh, of course not, who can nowadays? Listen, I have trouble writing a postcard to my children. Look uhh, we can give you a six figure advance, I'll provide you with the very best ghost-writer, proof-readers…
Chance the Gardener: I can't read.
Ron Steigler: Of course you can't! No one has the time! We, we glance at things, we watch TV…
Chance the Gardener: I like to watch TV.
Ron Steigler: Oh, oh, oh sure you do. No one reads!
Fupicat
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Procurado: beta-tester

Bugs encontrados:

O celular toca durante a introdução, e a nota musical também aparece na tela (não sei se foi intencional ou não, mas acho que não foi.)
Eu cliquei em uma seta sem querer duas vezes e o jogo ficou preto e não voltou mais. Tive que reiniciar.
Quando eu peguei a lata de Pepsi, isso aconteceu: https://prnt.sc/himbdc

Ah, e eu não consegui fazer ele engolir a aspirina. Mas isso foi falha minha mesmo, eu acho.

erighi
Scratcher
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Procurado: beta-tester

Fupicat wrote:

Bugs encontrados:

Muito obrigado! Valeu mesmo pela ajuda! Eu estou mantendo a bug list no post em inglês, ia manter só lá por dar menos trabalho, mas não sei se é algo que fiz errado ou deixei de fazer, ou é o game mesmo que não chama a atenção, mas a participação é praticamente zero. Só uma pessoa se envolveu na discussão em inglês e só você na em português. Em espanhol ninguém se interessou, e é justamente onde há mais problemas na tradução. Então como não vai dar trabalho vou manter a bug list sincronizada nas discussões em inglês e na em português (nos próximos dias eu atualizarei a lista e resolverei os bugs, mas essa semana será bem puxada no trabalho e não sei nem qual o tempo livre que terei para trabalhar no game, talvez só no próximo fim de semana, mas vamos ver..)

Fupicat wrote:

O celular toca durante a introdução, e a nota musical também aparece na tela (não sei se foi intencional ou não, mas acho que não foi.)

É intencional. Deveria dar a entender que o personagem está dormindo e acorda com o celular tocando. Mas se você não percebeu isso acho que não deu muito certo. Se você tiver uma idéia de como fazer isso por favor me diz!

Fupicat wrote:

Eu cliquei em uma seta sem querer duas vezes e o jogo ficou preto e não voltou mais. Tive que reiniciar.
Esse bug eu não consegui reproduzir. Acontece com qualquer uma das setas ou em uma sala em específico? Acontece assim que você clica a segunda vez na seta ou há um momento certo para dar esse segundo click? Tentei várias combinações e não consegui recriar o bug. Você tem como reproduzir ele e me passar esses dados?

Fupicat wrote:

Quando eu peguei a lata de Pepsi, isso aconteceu: https://prnt.sc/himbdc
Beleza! Achei ele de primeira. No próximo release (quando mudar a letra no final da versão) já estará corrigido. Só a título de informação, ele era causado pela garrafa de água. Você pegou a lata de Pepsi depois dela. Se não pegar a garrafa ou pegar ela depois de todos os demais itens (ela como último item do iventário) o bug surge mas nesse caso ele não é perceptível. No estado atual dá para terminar o jogo sem pegar a garrafa. Um tempo atrás eu usei clones para exibir os objetos quando mudava de uma sala para outra, nem lembro mais porque fiz isso. O script da garrafa ocorre porque andei pensando em tirar ela do game e então não mexo no script dela já faz um bom tempo. O bug ocorre porque a ação ‘pegar’ é interpretada pela garrafa e seu clone e por isso a garrafa é colocada duas vezes na lista chamada ‘Inventário’. No sprite da garrafa também não há o novo script que faz a animação do objeto quando o inventário é aberto e então o espaço fica em branco ao invés de exibir duas garrafas, e isso tamém faz com que os itens que estiverem depois da garrafa na lista ‘Inventário’ sejam exibidos em uma posição mais distante porque eles realmente acabamram em uma posição que fica dois itens depois do que deveria ser na lista ‘Inventáro’.

Na primeira versão do game o jogador tomava a águma para engolir a aspirina. Só precisava pegar a água e quando abrisse o armário tomava a aspirina e depois a água automaticamente. Nesse remake eu resolvi tornar a geladeira uma espécie de tributo ao Maniac Mansion, e então começei o trabalho de tirar a garrafa do game e deixar o jogar tomar a Pepsi para engolir a aspirina, isso porque na geladeira do Maniac Mansion não tem uma garrafa de água.

Até estou em dúvida entre deixar ou nào a garrafa porque quem jogou MM vai se dar conta desse ‘easter egg’ explícito com ou sem a garrafa. A primeira ideia foi a de deixar ela vazia, o que faria o jogador ter que encher com água na torneira da pia da cozinha, o que não é recomendado na maioria das cidades principalmente em países pouco desenvolvidos. Então se deixar a garrafa vai ter que ser com água dentro. Chegei a iniciar os scripts para essa parte mas não sei se vou terminar. Mesmo assim se a Pepsi segue como está. O jogador poderia engolir a aspirina com qualquer uma das duas. Ficará um puzzle com duas soluções possíveis. O que você acha, deixo a garrafa no jogo? Tiro de vez?

O crédito pela descoberta desse bug vai pra você.

Fupicat wrote:

Ah, e eu não consegui fazer ele engolir a aspirina. Mas isso foi falha minha mesmo, eu acho.
Opa, entreguei a solução na resposta anterior.

Valeu mesmo Fupicat!

Last edited by erighi (Dec. 5, 2017 01:03:52)


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Fupicat
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erighi wrote:

É intencional. Deveria dar a entender que o personagem está dormindo e acorda com o celular tocando. Mas se você não percebeu isso acho que não deu muito certo. Se você tiver uma idéia de como fazer isso por favor me diz!

Ok, então é intencional. Não acho que isso precise ser mudado. Só acho que a nota musical só deve aparecer assim que o jogo começa, não durante a introdução. O toque do celular em si poderia permanecer.

erighi wrote:

Esse bug eu não consegui reproduzir. Acontece com qualquer uma das setas ou em uma sala em específico? Acontece assim que você clica a segunda vez na seta ou há um momento certo para dar esse segundo click? Tentei várias combinações e não consegui recriar o bug. Você tem como reproduzir ele e me passar esses dados?

Também não consegui mais reproduzir. Na minha run original, eu tinha acabado de atender o telefone e ia do corredor para a cozinha, mas aí eu cliquei duas vezes na seta e o jogo ficou preto. Mas não consigo mais fazer.

erighi wrote:

Até estou em dúvida entre deixar ou nào a garrafa porque quem jogou MM vai se dar conta desse ‘easter egg’ explícito com ou sem a garrafa. A primeira ideia foi a de deixar ela vazia, o que faria o jogador ter que encher com água na torneira da pia da cozinha, o que não é recomendado na maioria das cidades principalmente em países pouco desenvolvidos. Então se deixar a garrafa vai ter que ser com água dentro. Chegei a iniciar os scripts para essa parte mas não sei se vou terminar. Mesmo assim se a Pepsi segue como está. O jogador poderia engolir a aspirina com qualquer uma das duas. Ficará um puzzle com duas soluções possíveis. O que você acha, deixo a garrafa no jogo? Tiro de vez?

Quando eu peguei a garrafa pela primeira vez e o personagem disse que ela estava vazia, eu na hora pensei que tinha que enxê-la na pia. Nem prestei atenção na Pepsi que tinha na geladeira. Acho que seria melhor tirar a garrafa de água do jogo, porque eu acho que ela confundiria os jogadores.


Fupicat
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Procurado: beta-tester

Achei mais um bug. Se você escolher a personagem feminina, ela vai falar consigo mesma no telefone.

erighi
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Procurado: beta-tester

Fupicat wrote:

Achei mais um bug. Se você escolher a personagem feminina, ela vai falar consigo mesma no telefone.

Valeu Fupicat!!! Esse final de semana vou trabalhar no projeto e atualizar o tópico com os bugs encontrados e corrigidos aqui no forum. Essa semana foi violenta no trabalho, não tive tempo pra nada, quando chegava em casa só queria saber de descansar.

Amanhã vou colocar as coisas em dia por aqui. Um abraço!!

Ron Steigler: Mr. Gardner, uh, my editors and I have been wondering if you would consider writing a book for us, something about your um, political philosophy, what do you say?
Chance the Gardener: I can't write.
Ron Steigler: Heh, heh, of course not, who can nowadays? Listen, I have trouble writing a postcard to my children. Look uhh, we can give you a six figure advance, I'll provide you with the very best ghost-writer, proof-readers…
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Ron Steigler: Of course you can't! No one has the time! We, we glance at things, we watch TV…
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Ron Steigler: Oh, oh, oh sure you do. No one reads!

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