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nebula42
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movimentação de personagem e inimigos

eu to aprendendo a programar aqui na gambiarra, sou novo aqui no scratch por favor me ensiem como faz para o personagem subir uma rampa, descer e como fazer a inteligencia artificial do inimigo (tipo megaman)
nebula42
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movimentação de personagem e inimigos

talvez o problema seja o estilo gravitacional que esta proposto, se nao se importa olhe por favor
https://scratch.mit.edu/projects/185681687/
Fupicat
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movimentação de personagem e inimigos

Faça que quando o personagem encoste no laranja (chão), ele suba 1 ou mais píxeis. Isso pode não funcionar com todos os scripts, mas é um jeito popular de fazer. E sobre a inteligência artificial, você deveria tentar aprender por si só e postar um projeto para a gente ver um exemplo do que você quer. Aí a gente pode melhorar seu script.



nebula42
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movimentação de personagem e inimigos

blz eu vou tentar fazer uma intligencia que anda e atira e quando eu terminar eu posto aqui;
o problema quando eu coloco para subir é que o personagem fica subindo e descendo como se estivesse tremendo… como faço para parar isso?
Fupicat
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movimentação de personagem e inimigos

nebula42 wrote:

blz eu vou tentar fazer uma intligencia que anda e atira e quando eu terminar eu posto aqui;
o problema quando eu coloco para subir é que o personagem fica subindo e descendo como se estivesse tremendo… como faço para parar isso?
Pois é, isso acontece. Se não quiser isso, aí eu não sei como te ajudar. Talvez você dê sorte procurando por “platformer engine” no Scratch e pegando um script pronto.



nebula42
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movimentação de personagem e inimigos

aí n é mto legal mas vou procurar um para tentar aprender com o script
Fupicat
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movimentação de personagem e inimigos

Esse aqui é um tutorial em inglês muito bom que explica tudo sobre movimentação em jogos de plataforma. Vale a pena checar: https://scratch.mit.edu/projects/67727504/



ANTHOYGDDD
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movimentação de personagem e inimigos

como que faz o inimigo atras do player se ele toa perde jogo como que faz isso
PLAYER_H360
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movimentação de personagem e inimigos

ANTHOYGDDD wrote:

como que faz o inimigo atras do player se ele toa perde jogo como que faz isso
Coloque este script no inimigo:
quando @greenFlag for clicado :: hat events
vá para x: (-100) y: (0) :: motion
espere (0.3) seg :: control
sempre{
deslize por (1) segs. até [posição aleatória v] :: motion
} @loopArrow :: control cap


Coloque este script no jogador:
quando @greenFlag for clicado :: hat events
vá para x: (-20) y: (0) :: motion
espere até que <tocando em [inimigo v] :: sensing> :: control
transmita [Fim de jogo! v] :: events

quando @greenFlag for clicado :: hat events
sempre{
se <tecla [seta para cima v] pressionada? :: sensing> então{
adicione (8) a y :: motion
} :: control
} :: @loopArrow :: control cap

quando @greenFlag for clicado :: hat events
sempre{
se <tecla [seta para baixo v] pressionada? :: sensing> então{
adicione (-8) a y :: motion
} :: control
} :: @loopArrow :: control cap

quando @greenFlag for clicado :: hat events
sempre{
se <tecla [seta para esquerda v] pressionada? :: sensing> então{
adicione (-8) a x :: motion
} :: control
} :: @loopArrow :: control cap

quando @greenFlag for clicado :: hat events
sempre{
se <tecla [seta para direita v] pressionada? :: sensing> então{
adicione (8) a x :: motion
} :: control
} :: @loopArrow :: control cap


Coloque este script na tela de fim de jogo:
quando @greenFlag for clicado :: hat events
esconda :: looks

quando eu receber [Fim de jogo! v] :: hat events
mostre :: looks

Last edited by PLAYER_H360 (Feb. 17, 2021 21:03:50)


Pode me chamar de Hiwkei.
SrKira
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movimentação de personagem e inimigos

Ei, como eu faço o inimigo sumir quando não consegue pegar o personagem?
Ou como faço o personagem só perder uma vida(tem 3 vidas)?

Last edited by SrKira (July 1, 2023 21:25:02)

PLAYER_H360
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movimentação de personagem e inimigos

SrKira wrote:

Ei, como eu faço o inimigo sumir quando não consegue pegar o personagem?
Colocando este script no código do inimigo:

quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
espere até que <<(tempo :: #ff8c1a) = (0) :: #59c059> e <não<(vidas :: #ff8c1a) = (0) :: #59c059> :: #59c059> :: #59c059> :: #ffab19
esconda :: #9966ff

SrKira wrote:

Ou como faço o personagem só perder uma vida(tem 3 vidas)?
Colocando este script no código do personagem:

quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
mude [tempo v] para (insira qualquer número aqui :: #999) :: #ff8c1a
mude [vidas v] para (3) :: #ff8c1a
sempre{
se <tocando em [inimigo v] :: #47a8d1>{
adicione (-1) a [vidas v] :: #ff8c1a
espere (0.3) seg :: :: #ffab19 cap
} :: #ffab19
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o inimigo ir atrás do personagem
Colocando este script no código do inimigo:

quando eu receber [início do jogo v] :: hat #ffbf00
mostre :: #9966ff
vá para x: (191) y: (0) :: #4c97ff
sempre{
aponte para [personagem v] :: #4c97ff
mova (insira qualquer número aqui :: #999) passos :: #4c97ff
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o personagem se movimentar
quando eu receber [início do jogo v] :: hat #ffbf00
vá para x: (-191) y: (0) :: #4c97ff
mostre :: #9966ff
sempre{
se <tecla [seta para cima v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um positivo número aqui - ex.: 10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para baixo v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um negativo número aqui - ex.: -10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para direita v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um positivo número aqui - ex.: 10 :: #999) a x :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para esquerda v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um negativo número aqui - ex.: -10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o jogo, se tiver com a mensagem “início do jogo” no código, começar; ou seja, fazer a mensagem ser acionada
Exemplos:

1.
quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
transmita [início do jogo v] :: #ffbf00

2.
quando a tecla [espaço v] for pressionada :: hat :: #ffbf00
transmita [início do jogo v] :: #ffbf00

Last edited by PLAYER_H360 (July 5, 2023 20:36:49)


Pode me chamar de Hiwkei.
SrKira
Scratcher
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movimentação de personagem e inimigos

PLAYER_H360 wrote:

SrKira wrote:

Ei, como eu faço o inimigo sumir quando não consegue pegar o personagem?
Colocando este script no código do inimigo:

quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
espere até que <<(tempo :: #ff8c1a) = (0) :: #59c059> e <não<(vidas :: #ff8c1a) = (0) :: #59c059> :: #59c059> :: #59c059> :: #ffab19
esconda :: #9966ff

SrKira wrote:

Ou como faço o personagem só perder uma vida(tem 3 vidas)?
Colocando este script no código do personagem:

quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
mude [tempo v] para (insira qualquer número aqui :: #999) :: #ff8c1a
mude [vidas v] para (3) :: #ff8c1a
sempre{
se <tocando em [inimigo v] :: #47a8d1>{
adicione (-1) a [vidas v] :: #ff8c1a
espere (0.3) seg :: :: #ffab19 cap
} :: #ffab19
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o inimigo ir atrás do personagem
Colocando este script no código do inimigo:

quando eu receber [início do jogo v] :: hat #ffbf00
mostre :: #9966ff
vá para x: (191) y: (0) :: #4c97ff
sempre{
aponte para [personagem v] :: #4c97ff
mova (insira qualquer número aqui :: #999) passos :: #4c97ff
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o personagem se movimentar
quando eu receber [início do jogo v] :: hat #ffbf00
vá para x: (-191) y: (0) :: #4c97ff
mostre :: #9966ff
sempre{
se <tecla [seta para cima v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um positivo número aqui - ex.: 10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para baixo v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um negativo número aqui - ex.: -10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para direita v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um positivo número aqui - ex.: 10 :: #999) a x :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para esquerda v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um negativo número aqui - ex.: -10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o jogo, se tiver com a mensagem “início do jogo” no código, começar; ou seja, fazer a mensagem ser acionada
Exemplos:

1.
quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
transmita [início do jogo v] :: #ffbf00

2.
quando a tecla [espaço v] for pressionada :: hat :: #ffbf00
transmita [início do jogo v] :: #ffbf00
Muito obrigada!!!!
SrKira
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movimentação de personagem e inimigos

POR FAVOR ALGUEM ME AJUDA COMO EU FASSO O INIMIGO ATIRAR NO PLAYER
Mikio_0010
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1 post

movimentação de personagem e inimigos

como q eu faço uma barra de hp que diminui se um inimigo tocar no jogador?
-Cubism007-
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movimentação de personagem e inimigos

PLAYER_H360 wrote:

SrKira wrote:

Ei, como eu faço o inimigo sumir quando não consegue pegar o personagem?
Colocando este script no código do inimigo:

quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
espere até que <<(tempo :: #ff8c1a) = (0) :: #59c059> e <não<(vidas :: #ff8c1a) = (0) :: #59c059> :: #59c059> :: #59c059> :: #ffab19
esconda :: #9966ff

SrKira wrote:

Ou como faço o personagem só perder uma vida(tem 3 vidas)?
Colocando este script no código do personagem:

quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
mude [tempo v] para (insira qualquer número aqui :: #999) :: #ff8c1a
mude [vidas v] para (3) :: #ff8c1a
sempre{
se <tocando em [inimigo v] :: #47a8d1>{
adicione (-1) a [vidas v] :: #ff8c1a
espere (0.3) seg :: :: #ffab19 cap
} :: #ffab19
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o inimigo ir atrás do personagem
Colocando este script no código do inimigo:

quando eu receber [início do jogo v] :: hat #ffbf00
mostre :: #9966ff
vá para x: (191) y: (0) :: #4c97ff
sempre{
aponte para [personagem v] :: #4c97ff
mova (insira qualquer número aqui :: #999) passos :: #4c97ff
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o personagem se movimentar
quando eu receber [início do jogo v] :: hat #ffbf00
vá para x: (-191) y: (0) :: #4c97ff
mostre :: #9966ff
sempre{
se <tecla [seta para cima v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um positivo número aqui - ex.: 10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para baixo v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um negativo número aqui - ex.: -10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para direita v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um positivo número aqui - ex.: 10 :: #999) a x :: #4c97ff
} :: #ffab19
se <tecla [seta para esquerda v] pressionada?:: #47a8d1> então{
adicione (insira um negativo número aqui - ex.: -10 :: #999) a y :: #4c97ff
} :: #ffab19
} @loopArrow :: #ffab19 cap

Como fazer o jogo, se tiver com a mensagem “início do jogo” no código, começar; ou seja, fazer a mensagem ser acionada
Exemplos:

1.
quando @greenFlag for clicado :: hat :: #ffbf00
transmita [início do jogo v] :: #ffbf00

2.
quando a tecla [espaço v] for pressionada :: hat :: #ffbf00
transmita [início do jogo v] :: #ffbf00
ei, coo voce faz para ter esses blocos com a cor dos blocos da 3.0? (blocos com core diferentes)



Easter eggs are secrets, tricks, and jokes hidden in pieces of media, such as TV series, movies, video games, websites, and so on.
-Cubism007-
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movimentação de personagem e inimigos

Mikio_0010 wrote:

como q eu faço uma barra de hp que diminui se um inimigo tocar no jogador?
voce pode usar este script:

quando @greenFlag for clicado :: hat events
sempre {
se <tocando em [bixo/inimigo sla v] ? :: sensing boolean> então {
adicione (-5) a [vida v] :: variables
se <[vida] < [0] :: operators boolean> então {
vá para x: (0) y: (0) :: motion
mude [vida v] para [100] :: variables

} :: control


} :: control

} @loopArrow :: control cap

Last edited by -Cubism007- (Oct. 21, 2023 19:29:59)




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PLAYER_H360
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movimentação de personagem e inimigos

-Cubism007- wrote:

ei, coo voce faz para ter esses blocos com a cor dos blocos da 3.0? (blocos com core diferentes)
Olhe aqui: https://scratch.mit.edu/discuss/topic/467952/?page=6#post-7527528

Pode me chamar de Hiwkei.
-Cubism007-
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movimentação de personagem e inimigos

PLAYER_H360 wrote:

-Cubism007- wrote:

ei, coo voce faz para ter esses blocos com a cor dos blocos da 3.0? (blocos com core diferentes)
Olhe aqui: https://scratch.mit.edu/discuss/topic/467952/?page=6#post-7527528
Ok então, mas seria beeeeeem demorado ter que fazer cada um manualmente



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